TCC – Guia definitivo para o seu trabalho
O TCC é um projeto de longa duração para os graduandos, já que geralmente começa no penúltimo ano do curso e geralmente é finalizado quase um ano e meio depois.
Justamente por isso, existem muitas curiosidades e informações sobre o trabalho de conclusão de curso que parecem um verdadeiro desafio, fazendo com que os estudantes fiquem um pouco perdidos e até mesmo apavorados.
Na maior parte das vezes, esse medo pode ser superado com o conhecimento sobre o assunto e que poderia começar muito antes da faculdade.
Acontece que o primeiro contato com a padronização e até com a ideia de uma banca examinadora não ocorre até o Ensino Médio.
Em outras palavras, você passa a conhecer esse modelo de trabalho apenas quando precisa desenvolvê-lo, o que gera algumas incertezas.
Pensando nisso, aqui separamos um guia definitivo com todas as informações essenciais sobre o assunto para acabar com todas as suas perguntas.
Boa leitura!
TCC – Significado e finalidade
A princípio, é importante conhecer o que a sigla TCC significa bem como o que ela representa em todo o cenário acadêmico.
Portanto, a sigla se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem o significado de uma avaliação final do estudante, que deve ser totalmente finalizado antes do recebimento do diploma.
Esse trabalho foi criado na França e começou a fazer parte do currículo das universidades em 1983.
E não é só isso, o TCC é uma atividade obrigatória que possui três fases principais:
- Sistematização;
- Registro e
- Apresentação de toda a pesquisa ou dos conhecimentos que foram adquiridos com o trabalho.
Sejam conhecimentos técnicos, culturais ou científicos, de acordo com a temática, curso e até com as exigências apresentadas pela universidade.
Na prática, dizemos que o trabalho de conclusão de curso se refere a uma investigação sobre um determinado assunto, como tentativa de chegar a uma conclusão.
Por ter todo esse peso, o TCC funciona como uma avaliação final, excluindo algumas outras provas e trabalhos para que o estudante se concentre apenas no desenvolvimento desta pesquisa.
Logo, o desenvolvimento começa como uma dissertação e visa o início de uma pesquisa original e o envolvimento do aluno no curso.
De maneira geral, é incomum pensar que o aluno não se envolve no curso, já que:
- Estudou para fazer parte daquela sala;
- Tem um objetivo futuro e
- Paga por aquele conhecimento. Seja com mensalidade, tempo, estudo e assim por diante.
Assim, o trabalho é uma maneira de iniciar no mercado, já que muitos contratantes observam essa pesquisa na hora de convidar mais pessoas para fazer parte da equipe.
Da mesma maneira, o TCC pode ser o ponto de partida para pesquisas maiores, como o desenvolvimento de um mestrado.
Padronização do TCC
A padronização do TCC é um dos principais pontos levantados pelos estudantes como um desafio para concluir o projeto, fazer a entrega e garantir um documento completo e visualmente bonito.
Neste cenário, a sigla que surge é a ABNT.
As regras da ABNT se referem a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade que não possui fins lucrativos e privada que funciona em parceria com outros órgãos.
Inclusive, é importante destacar que essa padronização funciona não apenas dentro do território brasileiro, mas também internacionalmente.
A associação foi fundada em 1940 e está presente para todos os trabalhos acadêmicos e científicos.
Dessa forma, todos os estudantes, pesquisadores e professores conseguem realizar ou consultar materiais do mundo inteiro através desse padrão.
Mas calma, esse padrão não precisa se tornar um pesadelo ou uma dor de cabeça. Lembrando que também existe o padrão de qualidade, o ISO.
Assim, surge a dúvida de quais são as regras e diretrizes além do uso do papel A4 branco e o uso da fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e sempre na cor preta.
Já o itálico, fica restrito as palavras de outros idiomas ao longo do projeto, além da margem: direta e inferior de 2cm e esquerda e superior de 3cm.
Por outro lado, os parágrafos e espaçamentos entre as linhas é de 1,5.
Ordem e formato da estrutura do TCC
Enfim, as regras da ABNT para o TCC ainda possuem formato e ordem correta para que a estrutura passe pelo seu orientador e siga o padrão. Sendo:
- Capa, folha de rosto e folha de aprovação, que são itens obrigatórios;
- Dedicatória ou agradecimento e epígrafe, que é opcional;
- Resumo na língua nativa e estrangeira, que são obrigatórios;
- Listas, como ilustrações e abreviaturas, que é opcional;
- Sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referência, todos obrigatórios;
- Glossário e apêndice, que são opcionais.
Ao mesmo tempo, vale destacar que existem algumas informações obrigatórias na capa, como:
- Nome da instituição e nome do curso;
- Nome do autor;
- Título do TCC e subtítulo, quando houver;
- Cidade e ano.
Dessa forma, a paginação começa na folha de rosto, que é a primeira, mas a numeração só deve começar na página de introdução.
Uma dica bacana é configurar o seu editor de texto para o padrão ABNT, o que facilita muito em todo o processo e ainda reduz o tempo que você vai gastar para fazer isso mais tarde.
Tema e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso
Os temas para o TCC são uma dúvida comum entre os estudantes, seja porque não sabem por onde começar a pesquisa ou mesmo porque a universidade limita um pouco o desenvolvimento.
Ficou confuso?
Acontece que é comum que muitas faculdades delimitem quais são os principais temas que os estudantes podem desenvolver.
Por exemplo, em um curso de Psicologia, a faculdade pode definir temas ligados ao que está em alta na saúde mental dos últimos anos. Como a pandemia, depressão em adolescentes e idosos, traços de personalidade, etc.
Porém, a faculdade limitando ou não o tema, é importante que você considere alguns tópicos na hora da escolha.
Então, tome notas:
1# Interesse no tema e área
A primeira dica é sempre escolher um tema que você goste ou tenha alguma afinidade, como o interesse em trabalhar futuramente naquela área.
Isso porque, escolher um tema que não considere nem um pouco interessante pode fazer com que o TCC se torne um trabalho realmente difícil de ser concluído.
Dessa forma, escolher um assunto que seja do seu interesse para o seu trabalho futuro pode ajudar em processos seletivos.
2# Relevância e abordagem
A segunda dica para escolher um bom tema de TCC é considerar a relevância dos temas que são do seu interesse considerando o mercado e as novas ideias.
Em suma, é preciso observar o que está em alta no mercado, quais os assuntos mais importantes, pesquisas que estão sendo desenvolvidas e assim por diante.
Ao mesmo tempo, é preciso considerar qual a sua abordagem sobre o trabalho, ou seja, a perspectiva que você terá sobre o tema.
Por exemplo, se o tema escolhido é “crianças em situação de vulnerabilidade social”, é possível ter uma abordagem sob como isso impacta a vida adulta dessas crianças, como a sociedade pode mudar essas situações, o papel do profissional e assim por diante.
3# Veja como o TCC pode ter algum diferencial
Por fim, uma das dicas de como escolher um bom tema para o seu trabalho de conclusão de curso é sempre pensar como o seu pode ter algum diferencial.
Principalmente quando as universidades delimitam as opções de temas, é importante considerar como a abordagem pode ser mais inovadora, tomar uma perspectiva diferente ou considerar algum tópico que ainda foi pouco discutido.
Ao começar as pesquisas, você vai notar que os assuntos podem ter uma abordagem semelhante ou que existem áreas mais comuns que outras.
Dessa forma, você consegue delimitar mais o assunto e garantir que o tema tenha algum diferencial.
Qual o papel do Orientador do TCC?
O orientador do TCC funciona como um professor ou mesmo como aquele que vai facilitar e garantir que você siga um caminho de sucesso nas suas pesquisas.
Mas não se engane, o orientador não fará nenhum trabalho pelos alunos e sim garantir que você siga o padrão ABNT, conferir se as informações fazem sentido ou se o texto não está lógico e preparar para a apresentação.
Dessa forma, o orientador tem um papel fundamental em todo o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
Então, mesmo que você considere que aquele “professor está sendo difícil demais”, a realidade é que ele precisa fazer dessa maneira para que funcione.
Assim, o orientador direciona o aluno, para que este tenha uma concepção mais ampla e consiga fazer as melhores pesquisas.
Esse guia pode ajudar apresentando uma visão teórica e prática, auxilia na busca por soluções de problemas e até para reduzir o nervosismo.
Vale destacar que é comum que a faculdade escolha um professor que fará parte desse processo, para auxiliar na parte técnica.
Entretanto, você pode convidar um orientador para auxiliar no processo todo, geralmente através de encontros semanais.
Para convidar um orientador, o ideal é sempre começar apresentando a ideia do trabalho, qual o objetivo e a abordagem.
A dica é escolher um professor que tenha alguma relação com o tema. Por exemplo, um da área social para temas ligados a vulnerabilidades, programas sociais e assim por diante.
Banca Examinadora e apresentação do TCC – Tudo o que você precisa saber
Agora, chegamos a Banca Examinadora e a apresentação do TCC, sendo a etapa final para os estudantes e o que também significa que a primeira parte do trabalho já foi concluída.
Portanto, a banca examinadora é a equipe responsável por avaliar os trabalhos, sendo que é para estas pessoas que você vai apresentar toda a pesquisa.
É importante destacar que a banca avalia o trabalho de forma acadêmica. Sendo assim, toda a parte técnica já deve estar pronta, sendo avaliado o documento escrito e a apresentação realizada sobre aquele tema.
Mais importante que isso, a banca examinadora também costuma realizar uma série e perguntas relacionadas ao TCC.
Para entender melhor todo o desenvolvimento e o quanto foi compreendido da pesquisa por parte dos estudantes.
Com isso, é comum perguntas relacionadas ao título, abordagem, referências, metodologia e resultados.
Então, não se preocupe caso a banca comece a perguntar sobre o trabalho.
Geralmente, a banca é formada por especialistas no assunto que será apresentado e, algumas universidades, permitem que os alunos escolham um integrante.
Apresentação do TCC – Como funciona e dicas
Por fim, a apresentação do TCC é de extrema importância para a conclusão do projeto.
Em suma, é neste momento que a banca vai analisar a postura dos estudantes, domínio do conteúdo da pesquisa, clareza das informações e muitos outros tópicos.
A apresentação dura em torno de quinze minutos.
Ou seja, é algo breve e um tempo que deve ser aproveitado ao máximo. Sendo essencial treinar com antecedência e separar os tópicos mais importantes.
Dessa forma, existem algumas dicas interessantes para seguir e transformar este momento, garantindo domínio e mais tranquilidade.
1# Inicie a apresentação
Em primeiro lugar, a apresentação deve começar com o cumprimento dos presentes, como banca e outros alunos e professores.
Depois, você se apresenta e dá início a apresentação do seu trabalho.
Geralmente, aqui são falados o título, metodologia e o desenvolvimento, para finalizar com os resultados daquela pesquisa.
2# Conhecimento, lógica e organização
Em segundo lugar, é válido pensar que as pessoas que vão ouvir a sua apresentação ainda não conhecem o trabalho.
Portanto, é essencial que você domine o conhecimento e apresente todas as informações de maneira lógica.
Dessa forma, é importante ter uma organização de cada tópico e um resumo claro para que o telespectador acompanhe o seu raciocínio.
3# Treine a apresentação do TCC
Em terceiro lugar, é preciso treinar como será a apresentação do TCC, preferencialmente cronometrando o tempo.
Isso evita que a banca precise parar a sua apresentação, que algum assunto fique vago demais ou que não consiga concluir com o pensamento.
A dica é que, nos ensaios, a apresentação tenha até 10 minutos. Já que, no palco, você pode demorar um pouco mais para começar ou se familiarizar com a situação, tendo alguns minutos de “folga”.
Outra dica é sempre antecipar as perguntas que podem acontecer, para preparar respostas e não ser pego de surpresa.
Conclusão
Depois de ler este guia do TCC, tenho certeza que ficou muito mais simples desenvolver o seu trabalho de maneira eficiente.
Então, não perca mais tempo, mantenha a calma, se prepare e faça com que este seja o melhor trabalho da sua vida acadêmica até a conclusão do curso.