Scroll Top

Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
Conhecer as principais Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos é um ponto essencial para fazer a formatação dos trabalhos acadêmicos, principalmente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). As normas são usadas internacionalmente, mas reguladas no Brasil pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quando o conhecimento científico é demonstrado seguindo as normas técnicas, ele indica confiabilidade e segurança. As normas também permitem organizar as informações e estruturá-las dentro de um trabalho.

Importância das Normas da ABNT para trabalhos Acadêmicos

As normas da ABNT são importantes nos trabalhos acadêmicos e de pesquisa porque propiciam uma uniformidade, um padrão que é compreendido e conhecido por pesquisadores do mundo todo.

A ABNT frequentemente revisa as suas regras e efetua atualizações, através de comissão. As mudanças efetuadas são poucas, é imprescindível que o estudante procure conhecê-las a fundo e com segurança para adaptar a formatação dos textos de seu trabalho.

Uma observação importante é que são consideradas normas de 2016 aquelas que se encontram em vigor atualmente.

Abaixo segue um resumo das regras que devem ser utilizadas para auxiliar o estudante na montagem do seu TCC, não podemos deixar de recomendar a leitura do texto oficial da ABNT para conhecimento das regras gerais e das regras específicas e exigências de cada faculdade.

Estrutura do trabalho

Capa:

Contém o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

Folha de rosto:

Apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.

Dedicatória/agradecimentos:

É espaço utilizado pelo autor para prestar homenagens e fazer agradecimentos.

Resumo:

É um texto composto por entre 150 e 500 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Sumário:

É utilizado para apresentar as numerações das páginas e respectivas seções do trabalho com alinhamento à esquerda, sem recuo.

Introdução:

Contém os temas que serão apresentados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.

Desenvolvimento:

É a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

Conclusão:

É a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.

Regras de formatação segundo as Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Acompanhe a seguir as principais regras de formatação do TCC:

Numeração da página:

A contagem deve começar na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os números devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Margens:

Tanto a margem superior quanto a margem esquerda devem ter 3cm de distância da borda, enquanto que a margem inferior e a margem direita devem apresentar 2cm.

Títulos:

Devem ser escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).

Texto:

O texto do TCC deve ser feito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Notas de rodapé:

Devem ser utilizadas letras com tamanhos menores que 12 e espaçamento simples.

Citação Direta:

Apresenta o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação, esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm em relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

Citação Indireta:

É a citação efetuada dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.
Para obter informações mais detalhadas, de acordo com a necessidade da sua citação, leia a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.

Referência Livro:

Deve conter sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.
Exemplo: ARON FILHO, A. C. Macroeconomia: conceitos e aplicações. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

Referência Site:

Deve conter sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.
Exemplo: Portal Educação, Excel – Para que serve e como usar? Disponível em: . Acesso em 26 de junho de 2016.

Fontes Seguras de Pesquisa:

Siga as Normas da ABNT para elaborar o seu TCC e garanta o sucesso do seu trabalho de conclusão de curso. Outro ponto importante é não esquecer de utilizar fontes seguras na hora de fazer as suas pesquisas. Na internet será possível encontrar um conteúdo rico para usar no TCC, mas você precisa tomar cuidado com os sites onde busca informações, utilize arquivos disponíveis em bases de dados, afinal, estes são avaliados por mestres e doutores antes da publicação.


Curso TCC em Blocos

Artigo Anterior:
Monografia

Próximo Artigo:
TCC em Blocos