Monografia

Monografia

Significado de Monografia:

A Monografia é uma dissertação ou tese científica que se destina a estudar um assunto em específico, é normalmente apresentada como um trabalho de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação.

Etimologicamente, a palavra “monografia” é originária do grego monos, que significa “única”, egraphein, que quer dizer “escrita”, logo, “monografia” significa literalmente “escrita única”, mas que é compreendida academicamente como um tipo de trabalho escrito que está relacionado com a unicidade de um problema; um contexto único a respeito de determinada área do conhecimento.

Finalidade da Monografia:

A monografia tem como principal objetivo agrupar informações, análises e interpretações científicas que tenham valor relevante e original à ciência, relacionado a um determinado ramo, assunto, abordagem ou problemática.

Divisões ou Classificações da Monografia:

Uma monografia pode ser dividida ou classificada em duas partes: lato e estrito.

O sentido estrito da monografia representa uma tese em si, ou seja, um trabalho científico elaborado para a contribuição e crescimento do estudo de uma determinada área de pesquisa ou ciência.

Enquanto que o significado do lato refere-se à produção de material científico de primeira mão (inédito), mas que não precisa ser necessariamente caracterizado como uma tese.

Está relacionado também com dissertações de mestrado, informes científicos ou mesmo monografias de graduação.

Como iniciar uma Monografia:

Para a produção de uma monografia é necessário seguir algumas regras e etapas, como a construção de um pré-projeto e um projeto, a escolha de um tema específico de uma área, a escolha de um problema, objetivos, objetos de estudo e metodologias, que podem ser tanto qualitativas como quantitativas, entre outras alternativas.

Padronização da Monografia:

Após uma completa e profundo pesquisa sobre o tema a ser analisado na monografia, esta precisa ser escrita de acordo com as normas da ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas, levando em consideração as particularidades de cada instituição de ensino superior para qual a monografia está sendo apresentada.

As monografias fazem parte no Brasil do chamado TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior, sendo que esta avaliação é feita pela banca examinadora.

O TCC é elaborado principalmente em forma de dissertação, na forma de uma monografia, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Saiba mais sobre o Significado de TCC.

Banca Examinadora:

A banca examinadora junto com seus componentes desempenham um papel crítico e importantíssimo para a avaliação do aluno, não somente referente ao seu trabalho de conclusão de curso, mas com informações relevantes que podem auxiliar o desenvolvimento do aluno ou então desencorajá-lo de seguir pesquisando e produzindo dentro da comunidade acadêmica. Cabe ao examinador dosar as críticas de forma que sejam construtivas e saudáveis e que também façam os elogios e mostrem claramente quais são os pontos fortes e o diferencial do trabalho analisado, estabelecendo claramente qual o caminho que deverá ser seguido pelo aluno para dar continuidade na sua pesquisa.


Curso TCC em Blocos

Artigo Anterior:
TCC

Próximo Artigo:
Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.